Resumo Semanal – «Destinos Cruzados» (Semana 1 a 5 de Julho)


EPISÓDIO 129 (01-07-2013)

RAIMUNDO SENTE-SE CULPADO

Humberto desvia-se das perguntas de Laura quando esta o questiona sobre os sarilhos em que ele anda envolvido. Laura insiste, mas Humberto acaba por lhe dizer que ela não tem nada a ver com isso. Laura fica ainda mais intrigada.
Teté continua desconfiada quanto à saúde de Afonso e diz-lhe que o acha com um ar muito cansado. Afonso contrapõe que tem muito trabalho na Diamantes e é normal não estar com o aspeto mais relaxado do mundo. Não satisfeita com a explicação do sobrinho, Teté liga a Rosa, a cunhada, a perguntar se está tudo bem com Afonso. Rosa mente, dizendo que sim, mas Teté estranha o tom da cunhada e as suas desconfianças ainda se agravam mais. Rosa liga a Afonso que lhe pede para manter segredo sobre a sua saúde, pois não quer que tenham pena dele.
Sentindo-se culpado, Raimundo envia um ramo de flores para Teté que fica maravilhada pela atitude do marido. Vavá sabe que aquele é um gesto motivado pela culpa e não pelo amor, mas não consegue acabar com o momento de sonho da sua madame.
Humberto pede a Justino que lhe dê um murro no olho e elabora um plano para se ilibar da venda de lingerie falsa da Diamantes. Assim, Humberto leva um saco com a roupa interior e arma um escândalo à entrada da loja. Atraído pelo barulho, Jaime vai ver o que se passa e Humberto diz que tem de falar com ele. Ao ver o pai com um olho negro, Sónia corre para ele e fica apreensiva quando o ouve dizer que apanhou o gatuno que andava a vender contrafação da Diamantes. Jaime leva Humberto para o seu gabinete, onde este lhe explica que Sónia lhe contou o que se estava a passar e ele decidiu apanhar o homem que andava a vender lingerie falsa. Humberto exagera na indignação e diz que ele ainda o agrediu, mas Humberto conseguiu expulsa-lo do bairro e roubar-lhe o material. Admirado, Jaime diz que nem sabe como lhe agradecer. Humberto sorri, vitorioso.
Laura está na padaria a tomar um café, pensativa. Raimundo passa por ela e pergunta-lhe se está tudo bem. Laura apercebe-se que, no porta-chaves de Raimundo há uma chave igual àquela que Laura roubou a Jaime. Laura pergunta a Raimundo de que banco é que ele é cliente, pois está a pensar fazer uns investimentos. Solicito, Raimundo responde e Laura fica entusiasmada.
Jaime passa um cheque com uma recompensa a Humberto que continua com o teatro a dizer que não fez mais que a sua obrigação. Ao sair do gabinete, Sónia puxa o pai para o estúdio e ele conta-lhe o plano que elaborou para se livrar daquela situação. Vera conta a Jaime que suspeita que tenha sido o próprio Humberto a vender a lingerie de contrafação, mas Jaime diz que não faz sentido e que não quer ser injusto com aquela família.
Guida está em casa a receber mais um presente que chegou para Luana, quando Rose Mary vai falar com ela. A produtora diz-lhe que tem novidades e que Guida vai ao programa «Somos Portugal». Guida fica completamente histérica e enche Rose Mary de beijos, que tenta não mostrar o seu desconforto. Mal Emília entra em casa, Guida conta-lhe que vai ao programa de televisão e Rose Mary consegue escapar-se. Também Telmo e Luana chegam a tempo de ouvir Guida contar tudo a Emília e ficam muito contentes por ela. Ao ver o presente, Luana fica muito feliz pois era exatamente o que ela queria. Telmo tenta disfarçar a satisfação que sente ao ver a filha com o presente que ele lhe deu.
Teté toma chá em casa de Victória e partilha com a amiga que ficou desconfiada por causa das flores. Victória diz-lhe que pode ter sido uma simples demonstração de amor, mas Teté continua intrigada. Érica chega a casa e, apercebendo-se da presença de Teté, pede-lhe para ela controlar Ricardo e dizer-lhe que ela não gosta dele.

EPISÓDIO 130 (02-07-2013)

MOISÉS BEIJA GUIDA, APAIXONADAMENTE

Lourenço tenta acalmar Bárbara e diz-lhe que escolheu casar com ela e que os dois vão ter um filho, logo não há motivos para inseguranças. Lourenço abraça Bárbara que, pela sua expressão, não acreditou no que o namorado disse.
Teté confronta Raimundo por causa das flores e pergunta-lhe se ele lhas deu por amor ou para colmatar uma culpa. Raimundo finge-se de ofendido e diz-lhe que nunca mais lhe oferece nada. Teté fica a sentir-se culpada, pois acha que foi injusta com o marido, enquanto Raimundo se penaliza por ter tentado disfarçar os seus erros.
Depois de ouvir Guga dizer a uma cliente que ela deve ter feito confusão em relação ao dinheiro que tinha na carteira, pois na Diamantes jamais alguém a roubaria, Tobias vê o colega a tirar dinheiro das meias e a guardar na mochila. Tobias fica atento e pergunta-lhe se ele não vai desfardar-se, mas Guga nega, pois vai direto para casa. Tobias fica em choque.
Sónia e Fernanda saem à noite para espairecer e Laura fica sozinha em casa. Aproveitando o fato de Sónia ter dito que o seu contrato estava assinado por Jaime, Laura decide revirar o quarto das raparigas para obter a assinatura. Assim que encontra o contrato, Laura começa a falsificar uma procuração supostamente passada por Jaime.
Moisés vê Guida na sala, sozinha, já à noite a comer um gelado. Moisés começa a fantasiar com a tia, até que não resiste e corre até ela. Moisés beija Guida, apaixonadamente e ela deixa-se ir. Por entre beijos apaixonados, Guida diz a Moisés que não podem, porque são tia e sobrinho. Moisés começa por ignorar as palavras da tia, mas depois afasta-se, dando-lhe razão a contragosto.
Luciano pergunta a Érica se ela pretende convidar Emília para o desfile de estreia que está aí à porta. A filha diz que não e mostra-se irredutível, dizendo que depois de tudo o que Emília lhe fez, ela não sabe se a pode perdoar. Érica corta a conversa e vai para o quarto, passando por Victória que estranha o semblante pesado da rapariga. Quando Luciano lhe conta o que se passou, Victória diz que ele podia convidar Emília e fazer uma surpresa a Érica. Luciano gosta da ideia.
No dia seguinte, Laura consegue falsificar a assinatura de Jaime na procuração e liga para o banco que Raimundo lhe recomendou. Laura fica satisfeita com os resultados e veste-se de forma a não ser reconhecida, com uma peruca, para ir ao banco.
Moisés conta ao pequeno-almoço a Guida a Emília que vai fazer as pazes com Nanda a avançar com o pedido para irem viver juntos. Guida tenta parecer inabalável, mas finge que tem uma coisa para fazer no quarto e sai a correr. Sozinha, Guida desaba num pranto e diz que se sente dividida entre o coração e a razão. Sentindo-se inspirada pelo sofrimento, começa a escrever uma canção.
Laura sai de casa já disfarçada e com a peruca e Inácio vê-a. Num estado delirante, Inácio não a reconhece como Laura e pensa que ela é Maria Helena quando era jovem.
Moisés vai à oficina falar com Fernanda e ela aceita ir viver com Moisés com a única condição de ser em casa dela. Moisés aceita, feliz da vida por ter Nanda ao seu lado.
Eduardo vai ao gabinete de Beatriz tentar convencê-la a voltar para ele. Beatriz volta a dizer-lhe que ele destruiu o que ela sentia por ele e que o casamento deles acabou. O fotógrafo finge que pretende matar-se pois a vida sem ela não faz sentido, mas Beatriz não vai na conversa dele e manda-o embora.
Tobias confronta Guga com a situação do roubo e, inicialmente, Guga nega tudo. No entanto, Tobias insiste, dizendo que gosta muito dele e não vai denunciar. Aproveitando a paixão que o amigo sente por ele, Guga diz que tem um problema e não sabe o que fazer. Tobias promete ajudá-lo.

EPISÓDIO 131 (03-07-2013)

LAURA ENGANA EDUARDO COM UM FALSO ASSALTO

Laura coloca todas as joias e dinheiro dentro de um saco e sai do banco, sentindo-se vitoriosa. Ao sair, o seu telemóvel toca. Laura vê que é Eduardo quem lhe liga e, após uma pequena hesitação, decide atender. Laura diz a Eduardo que o vai buscar ao hotel e que ele não precisa de levar quase nada, pois estão ricos. No entanto, ao desligar o telefonema, Laura revela que está na hora da vingança.
Sónia pergunta a Beatriz como é que vão fazer quando o bebé nascer. Beatriz confessa que já tem solução para isso há muito tempo e que, após o lançamento da nova «joia rara», as duas vão viajar para Nova Iorque onde terão o bebé sem levantar suspeitas. Embora Beatriz esteja muito angustiada com a ideia, Sónia fica delirante por saber que vai sair do país.
Fernanda leva o avô para a oficina depois de Laura o ter deixado mais uma vez sozinho em casa. A mecânica está muito impressionada com o estado mental do avô e fica muito preocupada com ele. Rufino desculpa Laura, dizendo que ninguém pode controlar Inácio vinte e quatro horas por dia e que talvez o melhor fosse levá-lo para um lar.
Humberto vai à Diamantes e Sónia fica nervosa ao vê-lo ali. Humberto diz-lhe que foi ali para Jaime lhe dar um emprego, como recompensa por ele ter descoberto o ladrão de lingerie. Mas Sónia diz-lhe que ela própria trata disso. Assim, Sónia pede a Beatriz, que pede a Jaime para empregarem Humberto. Jaime mostra-se um pouco reticente, mas Beatriz consegue convence-lo de que Humberto será uma mais-valia para a empresa.
No cais, Laura e Eduardo combinam ir até Marrocos, onde vão dividir a fortuna e separar-se para sempre. Contudo, Laura tem um plano diferente e troca o saco de desporto que contém as joias por outro sem nada de valor e deixa o saco com as joias no carro. Ao dirigir-se ao barco, Laura paga a dois homens e vai comemorar com Eduardo. Quando os dois se preparam para brindar, os dois homens surgem e roubam-lhes tudo. Laura finge-se muito nervosa e Eduardo desconfia, mas ao abrir o carro e ver que não está nada lá dentro, acredita que tudo aquilo foi apenas azar. Laura disfarça um sorriso de satisfação.
Sónia conta ao pai, na sociedade que ele foi contratado pela Diamantes. Emília ouve uma parte da conversa e pergunta de que é que eles estão a falar. Humberto gaba-se que a sua sorte está a mudar e que Emília ainda lhe vai comer na mão. Emília não se deixa ficar e diz-lhe que acha muito estranho tanto ele como Sónia terem muita sorte de repente. Humberto começa a ficar alterado e quase bate em Emília, mas Raimundo entra a tempo de impedir que isso aconteça.
Nervoso, Humberto pergunta-lhe se ele vai defender a amante. Raimundo e Emília ficam muito atrapalhados e Raimundo pergunta por Sílvia. Percebendo que tem de se retratar, Humberto diz que aquilo lhe saiu. Sónia e Lucinda ficam sem saber o que é verdade e o que é mentira.
Bárbara diz a Lourenço que nessa noite não dormirão juntos porque quer cumprir uma parte da tradição. Lourenço comenta que a barriga de Bárbara revela que não fizeram as coisas segundo a tradição, mas Bárbara insiste que na véspera do casamento, devem dormir separados. A rapariga está felicíssima com o casamento, enquanto Lourenço tenta disfarçar a sua angústia.
Vera comenta com Isadora que acha que Lourenço não está nada feliz com aquele casamento e que ele devia seguir o seu coração. Vera diz a Isadora que o amor não escolhe estratos sociais, nem contas bancárias e que Lourenço era mais feliz com Fernanda. Isadora fica muito pensativa, sentindo-se culpada da infelicidade do sobrinho.
Laura chega ao aeroporto e vai à mala do carro procurar o saco de desporto com as joias verdadeiras. No entanto, entra em pânico quando percebe que o saco desapareceu.
Reclusa Novata – Inês Aleluia

EPISÓDIO 132 (04-07-2013)

LOURENÇO CONFRONTA BÁRBARA COM AS SUAS MENTIRAS

Moisés faz a mala para se ir embora, enquanto Emília ciranda à sua volta, perguntando-lhe se ele tem a certeza se quer ir. Moisés afirma que, perante uma resposta positiva de Fernanda não pode voltar atrás, mas que não é por ir para casa da namorada que gosta menos da tia. Emília está muito emocionada e Moisés elogia a tia, dizendo que ela é a luz dos seus olhos e que ele vai lá jantar pelo menos uma vez por semana. Emília fica muito emocionada com as palavras de Moisés.
Teté está muito nervosa a arranjar-se para o casamento, enquanto Raimundo pauta pela descontração. Teté diz que tem de ir mais cedo para ajudar Bárbara a arranjar-se e critica Raimundo por estar tão relaxado. No entanto, este responde-lhe que também está emocionado com o casamento da filha. Mal Teté sai, Emília liga a Raimundo a desejar-lhe felicidades para o casamento e a lamuriar-se pelos filhos terem de deixar o ninho.
Isadora vai à mansão e pede para falar com Lourenço. Alzira não quer deixar Isadora entrar, mas perante a expressão abalada da ex-patroa, Alzira acaba por assentir. Assim, Isadora pergunta a um distante Lourenço se ele está feliz com aquele casamento e se não tivesse acontecido aquilo tudo com Fernanda, se ele casaria na mesma com Bárbara. Lourenço estranha a tia estar a tocar naquele assunto e Isadora conta que Fernanda esteve inocente em todas as acusações e que foi vítima de esquemas que ela e Bárbara elaboraram para a afastar do caminho de Lourenço. O rapaz fica furioso e diz que tem nojo da tia. Isadora fica muito abalada com as palavras de Lourenço e pede-lhe perdão.
Fernanda continua preocupada com a mãe que não aparece em casa desde o dia anterior e Moisés, que já se mudou lá para casa, oferece-se para a ir procurar. Junto ao aeroporto, Laura acorda, depois de ter passado a noite no carro. Assim que olha para o telemóvel, descobre muitas chamadas não atendidas de Nanda e pede que a deixem em paz, furiosa.
Lourenço vai confrontar Bárbara com aquilo que Isadora lhe contou. Lourenço revela que sabe de tudo e Bárbara pede-lhe perdão, dizendo que fez tudo por amor. Lourenço não quer saber e diz que foi a melhor noticia que podia ter recebido, pois descobriu que Nanda não o desiludiu e ele ainda a ama. Bárbara começa a ficar muito perturbada e pede-lhe que pare de dizer aquelas coisas, mas Lourenço remata, dizendo-lhe para ela tirar o vestido, porque já não vai haver casamento.
Lourenço desce as escadas, determinado e é interpelado por uma nervosa Teté e por Jaime. Lourenço conta ao pai que Isadora lhe contou dos esquemas dela e de Bárbara para incriminarem Fernanda e que, por causa disso, ele já não se quer casar com Bárbara. Teté e Jaime ficam em choque com o que acabaram de ouvir. Teté corre a ir ter com a filha que está aninhada a um canto a chorar, revoltada e desesperada.
Lourenço dirige-se a casa de Fernanda e quem lhe abre a porta é Moisés. Os três entreolham-se tensos. Lourenço pede desculpa a Fernanda por ter sido injusto com ela e diz-lhe que a devia ter defendido com unhas e dentes. Lourenço sai, desejando-lhes que sejam felizes. Fernanda fica baralhada com o que aconteceu.
Na mansão, Jaime e Beatriz contam à restante família de Bárbara o que se passou. Bárbara surge ao cimo das escadas, completamente tresloucada, a chamar por Lourenço. Bárbara começa a descer as escadas, mas desequilibra-se e cai pelas escadas. Bárbara fica caída no chão com sangue na cabeça e na zona das pernas. Jaime chama imediatamente a ambulância enquanto Teté chora, desesperada.
Luciano vai à sociedade e convida Emília para ir ao desfile de Érica. Emília fica apreensiva, pois sabe que a filha não a quer lá, mas Luciano diz que está na hora de Emília arriscar e pode ser que corra tudo bem. Caso contrário, as culpas cairão sobre ele, que elaborou o plano.

EPISÓDIO 133 (05-07-2013)

LAURA REGRESSA A CASA

Laura regressa a casa, desolada. Assim que a vê, Fernanda corre para ela, preocupada e Laura tenta preparar-se para a desculpa que vai dar. Assim, quando questionada pela mecânica, Laura diz que foi à procura de Maria Helena na esperança de a encontrar e Inácio voltar ao seu estado normal. Fernanda acredita que a suposta mãe correu a cidade à procura da sem-abrigo e que está genuinamente preocupada com Inácio. Laura diz que tem de ir descansar, pois está muito abalada por não ter encontrado a mendiga. Assim que chega ao quarto, Laura recebe uma chamada de Sílvia a pedir para ela ir visitá-la à prisão e levar uma fotografia da sua família. Laura tenta demove-la dessa ideia, mas Sílvia exige-lhe que vá.
No hospital, Raimundo e Vitória tentam acalmar uma nervosa Teté, que chora, culpando Isadora por aquilo que aconteceu. Jaime diz-lhe que Bárbara também não está propriamente inocente e Teté fica muito alterada achando que Jaime acha que Bárbara mereceu o que lhe aconteceu. No entanto, Jaime expressa o seu desejo de que tanto Bárbara como o bebé saiam de perigo. Lourenço corre no hospital em direção a Jaime, mas o pai diz-lhe que ainda não há qualquer novidade. Lourenço culpa-se pelo acidente e teme pelo filho.
Fernanda conta a Laura que Moisés foi viver lá para casa e Laura apenas responde que por ela está tudo bem. Fernanda pergunta se ela se está a marimbar e Laura faz o sacrifício de se fingir interessada, dizendo que é natural que eles queiram ir viver juntos e que só quer que a filha seja feliz. A mecânica fica aliviada com as palavras da mãe e vai contar a Moisés que nem quer acreditar que finalmente está a viver com a mulher dos seus sonhos.
O médico comunica à família que Bárbara está no recobro e que tiveram de fazer uma cesariana para que o bebé ficasse fora de perigo. Assim, o bebé está na incubadora a lutar pela vida. Lourenço fica destroçado e vai ver o filho, num misto de felicidade por conhece-lo e medo que ele não fique saudável. A enfermeira diz-lhe que está confiante na recuperação de Vicente, mas que o pai tem de acreditar. Teté continua inconsolável e culpa Lourenço por tudo o que aconteceu, sentindo-se impotente perante a situação da filha e do neto. Raimundo e Vitória tentam acalmar Teté, sem sucesso.
Fernanda chega a casa e Moisés está a fazer o jantar, muito dedicado. Fernanda fica agradada com as atenções e carinhos que recebe do namorado. Apenas Guida parece estar profundamente infeliz com a mudança do sobrinho e fecha-se no quarto em total depressão. Emília assusta-se ao ver a irmã assim, toda de negro, enquanto tenta escrever a letra da uma balada. Emília conta a Guida o que aconteceu no casamento de Lourenço e Rufino ouve, ficando intrigado. Rufino vai a casa de Fernanda e é Moisés quem lhe abre a porta. Rufino pergunta ao irmão se Nanda sabe que Lourenço não se casou. Moisés fica muito tenso.
Rufino está prestes a contar a Nanda o que se passou, quando Sónia entra em casa e conta tudo descontraidamente. A mecânica fica preocupada com o bebé e Moisés e Rufino trocam um olhar significativo. Rufino pede ao irmão que tenha calma.
Bárbara começa a reagir e acorda. Os pais dizem-lhe o que aconteceu e falam-lhe de Vicente, mas Bárbara não tem qualquer reação, chocando Teté. Raimundo diz que vai ligar aos filhos e a Lourenço a avisar que ela já acordou, mas, fria, Bárbara pede que não liguem a Lourenço. No entanto, o rapaz liga a Raimundo e vai imediatamente para o hospital. Raimundo pede-lhe que respeite a vontade da filha e Teté expulsa o rapaz do hospital.

Sem comentários :

Enviar um comentário